Make your own free website on Tripod.com
  
REI DE PAUS 
DAMA DE PAUS
CAVALEIRO DE PAUS 
PAJEM DE PAUS
REI DE COPAS
DAMA DE COPAS
CAVALEIRO DE COPAS
PAJEM DE COPAS
REI DE ESPADAS
DAMA DE ESPADAS
CAVALEIRO DE ESPADAS
PAJEM DE ESPADAS
REI DE OUROS
DAMA DE OUROS
CAVALEIRO DE OUROS
PAJEM DE OUROS
PEÇAS DO JOGO DA ALMA GÊMEA

 
 

O JOGO DA ALMA GÊMEA

 

Enquanto nA Travessia, o primeiro estágio dA Estrada Iluminada, os participantes jogavam em duplas, se alternando nas respostas necessárias no caminho do auto-conhecimento, nO Jogo da Alma Gêmea cada participante tem que se expor individualmente, discutindo seus relacionamentos interpessoais de forma independente, sem a interferência de seu parceiro na primeira parte do jogo.

Neste estágio dA Estrada Iluminada, cada participante sorteará quatro cartas duas vezes, respondendo, a cada carta, uma pergunta de cada participante. As perguntas, no entanto, não são preestabelecidas, como nos outros estágios do jogo, cabendo aos jogadores inventá-las, segundo as cartas sorteadas e suas colocações.

A  idéia básica dO Jogo da Alma Gêmea é que existem quatro arquétipos fundamentais na estruturação da personalidade: o Pai, a Mãe, o Outro-sexo e o Ego. Esses quatros arquétipos fundamentais são representados no segundo tabuleiro nas cartas do Mago, da Papisa, da Imperatriz e do Imperador.  Estes quatro arquétipos fundamentais constituem cerca de 75% da atividade psíquica, representando os principais padrões de troca afetiva da maioria das pessoas. Esses arquétipos podem estar involuntariamente projetados em diversos objetos e pessoas: o Pai, por exemplo, costuma ser projetado no Estado; a Mãe, na escola, na igreja ou na instituição de onde se tira o sustento; não é raro projetar a Imperatriz na própria casa e o Imperador é freqüentemente associado às atividades empresariais e a seus protagonistas. A este fenômeno, os psicólogos chamam ‘transferência’.
 
 

O TABULEIRO DO JOGO DA ALMA GÊMEA


Ao localizar a existência dessas projeções ou transferências em relação aos arquétipos do Pai, da Mãe, do Outro-sexo e do Ego, o viajante dA Estrada Iluminada estará dando um importante passo em direção ao auto-conhecimento, pois entenderá como funcionam os principais padrões de troca afetiva de seus relacionamentos.

Aliás, para os iniciantes interessados em manipular o baralho do tarô, o melhor modelo de colocação de cartas talvez seja justamente esse: manter fixos os quatro primeiros arcanos maiores, sorteando dentre o resto das cartas, quatro lâminas, uma para cada arquétipo fundamental. Este modelo tanto pode ser utilizado com os dezoito arcanos maiores restantes como também com os cinqüenta e seis arcanos menores. No caso dO Jogo da Alma Gêmea, no entanto, só utilizaremos as dezesseis cartas de figura, onde as imagens do Rei, da Dama, do Cavaleiro, e do Pajem estão associados aos quatro naipes tradicionais: Ouros, Espadas, Copas e Paus.

Na verdade, O Jogo da Alma Gêmea não é competitivo, mas sim uma passagem necessária para o terceiro estágio do jogo - A Escada de Jacó - onde os jogadores voltarão à disputa competitiva sozinhos, individualmente. O Jogo da Alma Gêmea serve para o participante refletir sobre seus relacionamentos e laços afetivos antes de enfrentar sozinho a última etapa dA Estrada Iluminada. Vejamos um exemplo. Fulano sorteou a seguinte relação: Rei de Espadas no Mago; Rei de Ouros na Papisa; Pajem de Copas na Imperatriz e Pajem de Ouros no Imperador.

O primeiro participante perguntaria como era sua relação com seu pai, o segundo se ele considera seu pai autoritário, o terceiro como é sua relação com seus filhos, etc. Todos enfatizando a imagem do Rei de Espadas no arquétipo do pai. Após cada participante perguntar sobre cada um do quatro arquétipos fundamentais - ou seja, no nosso exemplo, mais três rodadas de perguntas: uma sobre a paradoxal relação entre a imagem do Rei de Ouros e o arquétipo da Mãe, outra sobre a subserviência e dependência afetiva do outro sexo (Pajem de Copas na Imperatriz) - estará definido um quadro bastante nítido de suas relações interpessoais.

É importante manter uma visão do conjunto de cada uma das jogadas. No exemplo, podemos deduzir que o fato dos dois arquétipos superiores serem Reis, caracterizam pais autoritários, sendo o aspecto paterno uma tirania política e mental e o aspecto materno uma tirania econômica e corporal. Como reação a isso, os dois arquétipos inferiores são Pajens e representam a incapacidade e a insegurança do participante.

Seguindo o princípio de que não se deve apenas apresentar uma situação, mas também propor sua modificação, cada participante terá direito a uma segunda jogada e a uma nova rodada de perguntas, desta vez visando apresentar uma visão alternativa ao primeiro jogo.

Dessa forma, vamos dizer que o mesmo fulano do nosso exemplo embaralha novamente as cartas; na sua segunda rodada, tira a Dama de Copas no Mago, onde antes havia o Rei de Espada. Isto pode ser interpretado como a necessidade de desenvolvimento de uma relação mais afetuosa e sentimental com o aspecto paterno, através de perguntas do tipo: ‘O que você sente por seu pai?’, ‘Você acha que seu pai gosta de você?’ ou ‘Você já procurou observar os sentimentos paternos nos outros?’ O mesmo deve acontecer com os demais arquétipos fundamentais (a Mãe, o Outro-sexo e o Ego).

Como dissemos, o Pajem de Copas na Imperatriz nos mostra uma pessoa dependente emocionalmente de sua companheira e/ou a necessidade de se relacionar com pessoas emocionalmente subservientes. Já o caso do Pajem de Ouros no Imperador deve ter uma leitura positiva. Em O Jogo da Alma Gêmea existem quatro relações perfeitas, que representam um arranjo arquetípico ideal.
 
 

O REI DE PAUS NO MAGO
A DAMA DE COPAS NA PAPISA 
O CAVALEIRO DE ESPADAS NA IMPERATRIZ
O PAJEM DE OUROS NO IMPERADOR

 Quando qualquer uma ou mais dessas relações aparecerem no jogo, o participante não precisará responder perguntas ou retirar uma segunda carta para aquele aspecto. Em nosso exemplo, o jogador responderia apenas sobre os aspectos do Pai, da Mãe e do Outro-sexo e só retiraria três cartas na segunda rodada, pois o Pajem de Ouros no Imperador denota humildade e aplicação do ego em relação à vida profissional. Podemos dizer que o fato de ter pais autoritários fez do participante um funcionário obediente ou que seu ego foi forçado, por sucessivas humilhações, a reconhecer seus limites de uma forma realista.

Recapitulemos, então, todas as etapas do jogo. Digamos que estejam participando quatro pessoas. O primeiro jogador retira quatro cartas. Há uma primeira rodada de perguntas, onde os outros três participantes questionam o jogador sobre a carta referente ao arquétipo do Pai. Em seguida, os participantes questionam em relação às cartas referentes aos demais arquétipos, abordando uma relação de cada vez. Encerrada esta etapa, passa-se a um segundo momento, onde o mesmo jogador sorteará novas cartas para os quatro arquétipos e será novamente questionado pelos participantes. Desta vez, no entanto, o objetivo das perguntas será o de buscar um relacionamento mais harmonioso com os quatro arquétipos fundamentais ou de buscar soluções para os relacionamentos apresentados na primeira rodada.

Após todos os quatro participantes terem ficado ‘na berlinda’ e terem respondido as duas baterias de perguntas, os jogadores poderão passar a terceira e última etapa dA Estrada Iluminada: A Escada de Jacó. A título de orientação e para facilitar a elaboração das perguntas, listamos nas próximas páginas as 64 combinações possíveis entre os quatro arquétipos fundamentais e as dezesseis cartas de figura. No entanto, é necessário advertir que a riqueza das combinações simbólicas supera em muito qualquer esquema pré-determinado e que nada pode substituir a intuição e a criatividade daqueles que buscam o auto-conhecimento.