Make your own free website on Tripod.com
O ARQUÉTIPO DA MÃE

Rei de  Paus- Aqui também temos uma inversão do papéis paternos e maternos, porém, agora, é a Mãe que desempenha  funções masculinas do ponto de vista ético. Ela é que é a líder espiritual da família.


Dama de Paus - É o que poderíamos chamar pejorativamente de ‘rainha’, uma mãe de gênio guerreiro e matriarcal,  ela lidera espiritualmente a todos que adota, sem desempenhar, no entanto, o poder de uma forma  masculina, como na carta anterior.


Cavaleiro de Paus - Executiva, feminista, independente - são alguns dos adjetivos desta  mãe dinâmica e jovial. Aqui também pode haver competição e ciúmes entre mulheres.


Pajem de Paus - Temos nesta relação a idéia de uma mãe espiritualmente dependente de algo ou alguém.



Rei de Copas - Nesta inversão, a mãe assume funções paternas emocionais. Ela é ‘o homem da casa’, que estabelece os limites e o exemplo diante do mundo, é o centro dos sentimentos familiares.


Dama de Copas - RELAÇÃO  PERFEITA


Cavaleiro de Copas - Temos nesta associação a idéia de um relacionamento muito edipiano, ou pelo menos bastante carregado de sentimentos apaixonados, possessividade e ciúmes.


Pajem de Copas - A ‘mãe-carente’ passa insegurança e frivolidade, fragilidade e narcismo.



Rei de Espadas - Esta relação nos sugere a idéia de ‘mãe tirânica’, castradora e autoritária.


Dama de Espadas - Também conhecida  como a ‘mãe-psicanalista’, devido ao fato administrar sua vida (e a dos outros) de uma forma estritamente racional.


Cavaleiro de Espadas - A ‘mãe-guerreira’ é aquela que luta para conquistar seus objetivos.


Pajem de Espadas - É a  mãe que não pensa ou tem idéias próprias, que depende dos outros para tomar decisões.



Rei de Ouros - Aqui é a mãe que sustenta a família  do ponto de vista material, ou pelo menos é quem  manda no dinheiro.


Dama de Ouros - Temos nesta associação, uma relação quase perfeita, porém centrada  na  vida  material. Podemos chamá-la de ‘a cozinheira’ ou ‘a mantenedora’ devido às suas qualidades de administração da vida doméstica.


Cavaleiro de Ouros - Esta relação representa conflito ou o rompimento com a mãe.


Pajem de Ouros - A idéia representada aqui é a da mãe materialmente debilitada, doente ou em dificuldades financeiras.


O PAI
A MÃE
ELA
ELE