Make your own free website on Tripod.com
 

‘A Estrada Iluminada’ é uma adaptação das 78 imagens\conceitos das cartas do baralho divinatório do Tarô em três tabuleiros fixos, formando, assim, dentro de uma nova dinâmica lúdica, um novo jogo: um jogo de salão, grupal e competitivo, e não mais um jogo divinatório individual. Durante seu desenvolvimento, os participantes empreendem a jornada arquetípica do herói, enfrentando diferentes situações e questões representativas dos impasses de suas vidas. O baralho de 78 cartas denominado genericamente de ‘tarô’ é um método de auto-conhecimento, que permite descobrir e localizar atitudes e posturas que condicionam nosso comportamento, identificando, em suas combinações, as situações existenciais recorrentes que entravam nosso desenvolvimento. As 78 imagens\conceitos funcionam como ‘eus’ ou identidades, que se organizam em determinados padrões simbólicos correspondentes às situações que vivemos. Assim, o Tarô espelha a alma: como um reflexo da vida interior que toma forma e nos apresenta como os nossos diversos ‘Eus’ estão estruturados no inconsciente.

No caso de A Estrada Iluminada, embora não sejam possíveis combinações entre todos os arquétipos, também há uma nítida correspondência entre a vida dos participantes e sua representação no jogo. Aliás, o jogador dA Estrada Iluminada em pouco tempo pode tornar-se um exímio cartomante, uma vez que conheça o significado do simbolismo comum entre as cartas e os tabuleiros. Por isso, além de uma adaptação de um método tradicional de auto-conhecimento, o presente jogo é também uma excelente forma de aprendizado dos arquétipos, sem a leitura de livros ou manuais. Costuma-se subdividir as 78 cartas do Tarô em dois grandes grupos distintos: os Arcanos Maiores (22 cartas alegóricas) e os Arcanos Menores (56 cartas de naipe).
 
OS 22 ARCANOS MAIORES: O Mago, A Papisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, O Enamorado, O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Enforcado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento, O Louco e O Mundo.
 

   OS 56 ARCANOS MENORES: 
   l4 cartas de Paus representando a atividade espiritual
   l4 cartas de Copas simbolizando a atividade afetiva
   l4 cartas de Espadas expressando a atividade mental
   l4 cartas de Ouros correspondendo à atividade material


Nos manuais de cartomancia, afirmar-se sempre que os Arcanos Menores enfocam a vida ‘objetiva’, feita de acontecimentos - tais como: viagens, doença, filhos, dinheiro - enquanto os Arcanos Maiores seriam mais psicológicos ou ‘subjetivos’, representando em suas alegorias, estados de nossa vida interior ou  ‘níveis de consciência’.

Autores esotéricos, com preocupações mais iniciáticas que divinatórias, como G. O. Mebes, ressaltam que “somente após estudar e compreender os 22 Arcanos Maiores, pode o discípulo passar ao estudo dos Arcanos Menores, por serem mais profundos e abstratos” . De uma forma geral, podemos dizer que os dois grupos em que o Tarô se subdivide enfocam diferentes níveis do inconsciente, os Maiores abordando a biografia psíquica e os Menores especificando detalhes e relações  mais profundas, como as vidas passadas e a configuração geral do destino do sujeito em questão.

Assim, os Arcanos Maiores funcionam como máscaras ou sub-personalidades diante das frustrações e recalques que sofremos no transcorrer da vida. Eles são  símbolos estruturantes da nossa experiência biográfica e social, que operam no nível das Relações Impessoais. Esses arquétipos formam o primeiro tabuleiro do jogo A Estrada Iluminada, em que os jogadores iniciam uma jornada em busca do auto-conhecimento: A Travessia.

 As dezesseis cartas de figura representam as Relações Interpessoais, ou seja: são usadas no estudo do relacionamento entre duas ou mais pessoas, nos quatro níveis de atividade (material, mental, emocional e espiritual), principalmente no campo da projeção e da transferência de papéis: ‘O que fulano pensa de mim?’ Ou ‘o que estou sentindo por sicrano?” Ou ainda ‘por que eu e beltrano não nos entendemos?’

 Este conjunto de l6 símbolos e de um tabuleiro formado pelos quatro primeiros Arcanos Maiores, constitui o segundo estágio do jogo A Estrada Iluminada que aborda as relações entre os casais participantes, sendo por isso chamado de O Jogo da Alma Gêmea.
 

O Mago
A Papisa
A Imperatriz
O Imperador
Tabuleiro do Jogo da Alma Gêmea
Rei de Paus
Dama de Paus
 Cavaleiro de Paus 
Pajem de Paus
Rei de Copas
Dama de Copas
Cavaleiro de Copas
Pajem de Copas
Rei de Espadas
Dama de Espadas 
Cavaleiro de Espadas 
Pajem de Espadas
Rei de Ouros
Dama de Ouros
Cavaleiro de Ouros
Pajem de Ouros
Peças do Jogo da Alma Gêmea

 Já as quarenta cartas numeradas representam as Relações Transpessoais, aquelas que dizem respeito à compreensão que se tem do Universo e do seu desenvolvimento nos quatro planos de atividade. O número quarenta representa a totalidade da existência e da experiência humana. Os períodos medidos por este número são freqüentes na tradição judaico-cristã: os quarenta dias do dilúvio de Noé, os quarenta anos durante os quais os israelitas erraram pelo deserto, os quarenta dias que Moisés passou no Sinai, os quarenta dias de jejum de Cristo, entre outros. Todas essas experiências têm o mesmo significado: um período de reflexão sobre a totalidade da existência, a consciência exilada acima e além da manifestação.
 
 

10Paus
9Paus
8Paus
7Paus
6Paus
5Paus
4Paus
3Paus
2Paus
1Paus
1Copas
2Copas
3Copas
4Copas
5Copas
6Copas
7Copas
8Copas
9Copas
10Copas
10Espadas
9Espadas
8Espadas
7Espadas
6Espadas
5Espadas
4Espadas
3Espadas
2Espadas
1Espadas
1Ouros
2Ouros
3Ouros
4Ouros
5Ouros
6Ouros
7Ouros
8Ouros
9Ouros
10Ouros
O Tabuleiro da Escada de Jacó

 Este terceiro e último estágio refere-se ao tabuleiro da Escada de Jacó, etapa final de nossa jornada arquetípica pelo inconsciente. Podemos, portanto, dizer que A Estrada Iluminada esbouça uma cartografia completa da psique humana, subdividindo as cartas do Tarô em três grupos distintos representando os três níveis do inconsciente em três jogos diferentes.
 
 

22 Arcanos Maiores
 Relações impessoais
A Travessia
16  Figuras
 Relações interpessoais
O Jogo da Alma Gêmea
40 Numeradas
Relações transpessoais 
A Escada de Jacó

Talvez seja importante ressaltar que os três estágios de A Estrada Iluminada são independentes e podem ser jogados separadamente. Porém, ele foi elaborado para ser utilizado de forma que, com o uso sucessivo dos tabuleiros, a discussão sobre cada pessoa se aprofunde e intensifique. Naturalmente, a veracidade da resposta dependerá da intimidade existente entre os participantes. Caso haja fortes laços entre os jogadores, A Estrada Iluminada tornar-se um poderoso jogo terapêutico de auto-conhecimento e de estudo dos relacionamentos interpessoais.