Make your own free website on Tripod.com
 
O Carro
O Enamorado
O Papa
O Imperador
A Imperatriz
A Papisa
O Mago
Nova Jerusalém
A Justiça
O Eremita
A Roda da Fortuna
A Força
O Enforcado
A Morte
A Temperança
O Diabo
Genesis
O Mundo
O Louco
O Julgamento
O Sol
A Lua
A Estrela
A Torre
O Tabuleiro da Travessia



 
 
 
 

A TRAVESSIA

 

 

A Travessia é disputada por duplas, segundo a seguinte dinâmica: um dos elementos de cada dupla joga o dado  e, de acordo com o número resultante, desloca seus ‘veículos’ (uma moeda, tampinha de refrigerante ou outro objeto qualquer) até a casa correspondente, sendo forçado, segundo regra do jogo, a responder uma pergunta específica daquele arquétipo, sem que seu companheiro esteja presente.

 Caberá ao participante ausente na hora da resposta descobrir qual foi a opção escolhida por seu companheiro. Na próxima rodada, os papéis se alternarão, com o elemento que jogou o dado se ausentando e o que tentou descobrir a resposta assumindo o papel principal.

 Como já adiantamos, o primeiro tabuleiro do jogo A Estrada Iluminada chama-se A Travessia e é formado pelos vinte e dois Arcanos Maiores, dispostos em três seqüências sobrepostas.
 

 O objetivo final dA Travessia é chegar antes dos outros participantes na Nova Jerusalém, última casa do jogo, quando todos passarão à próxima etapa e ao próximo tabuleiro dA Estrada Iluminada. Porém, no decorrer do jogo, os participantes podem ‘cair’ em casas afetadas pelas Espadas ou pelas Serpentes. Caso o participante tenha seu veículo localizado em casas afetadas por Espadas, como as do Sol e da Roda da Fortuna, após responder à pergunta correspondente a essas cartas, será transposto para adiante, ou seja, para as casas da Força e do Imperador, respectivamente.
 

Serpentes:
Espadas:
O Enforcado/A Lua;
O Sol/A Força
O Enamorado/O Eremita e 
A Roda da Fortuna/O Imperador
O Mago/O Diabo
Retorno da Nova Jerusalem

 Por outro lado, caso o participante tenha seu veículo localizado em uma casa afetada pelas Serpentes, como as do Enforcado, do Enamorado e do Mago, terá que retroceder respectivamente para as casas da Lua, do Eremita e do Diabo, após responder as perguntas correspondentes. Poderíamos ainda destacar pelo menos quatro regras e observações ao processo dA Travessia: